importancia do tamponamento- veterinaria
O pH influencia diversas funções metabólicas, por exemplo, a carga final das proteínas, a atividade enzimática, as características da membrana celular, a regulação de funções celulares e a pressão osmótica nos vários compartimentos do corpo (em conseqüência da carga final das proteínas fixada no interior das células).
Sendo assim, a presença de sistemas tampões se faz necessária e importante para manter o pH corpóreo constante , bem como mecanismos fisiológicos de regulação do equilíbrio ácido-base. Os tampões mais importantes encontrados no sangue são os sistemas CO2/HCO3- e a Hemoglobina. Outras moléculas que também influenciam neste equilíbrio são o fosfato, a amônia e a albumina. Além disso, diversos órgãos (não só os pulmões) também são importantes, regulando a excreção de ácidos ou bases, quando necessário.
Agora veremos mais detalhadamente como todo esse processo ocorre...
http://www.uff.br/gcm/GCM/atividades1/GCM-atividade%20V.htm
Em algumas ocasiões, os pacientes podem sentir simultaneamente dois ou mais distúrbios ácido-básicos independentes. Um pH natural na presença de alterações na PaCO2 e na concentração plasmática de HCO3 sugere logo um distúrbio misto. O único distúrbio misto que não pode incidir é uma alcalose e acidose respiratórias mistas, porque é impraticável ter hipoventilação e hiperventilação alveolares ao mesmo tempo. Um exemplo de um distúrbio misto é o evento simultâneo da acidose metabólica e acidose respiratória