acidos basicos
• Ácidos ou bases fracas tamponam células e tecidos contra as mudanças de pH.
• Os fluidos intracelulares ou extracelulares de organismos multicelulares tem como característica um pH quase constante.
• A primeira linha de defesa dos organismos contra mudanças internas de pH é proporcionada por sistemas tampão.
• O citoplasma da grande maioria das células contem altas concentrações de proteínas, contendo muitos aminoácidos com grupos funcionais que são ácidos fracos ou bases fracas.
O sistema tampão garante que o valor fisiológico de pH mantenha-se constante.
• O valor de pH é regulado por substâncias tampão e por processos fisiológicos, que incluem o processo respiratório, que é imediato, e um processo mais lento que é o renal. Os sistemas tampão estão proximamente relacionados, e estão presentes tanto nos níveis intra como extracelular. Tampões são misturas de ácidos fracos com suas bases correspondentes, que podem liberar ou absorver prótons. Esta solução não altera a concentração na solução, ou seja, o valor de pH não se altera. A capacidade de tamponamento é a medida da quantidade de íons de H + ou OH − que podem ser adicionados sem modificar o valor de pH. O acúmulo de ácido causa a redução na capacidade de tamponamento. Somente quando grandes quantidades de ácido são adicionadas, a capacidade de tamponamento é exaurida e o valor de pH se modifica.
Para uma partícula de ácido ser eliminada depende, entretanto, se está volátil ou fixada. Ácidos são produzidos no organismo humano no metabolismo energético ou como produto final nas reações para renovação, degradação e construção celular. Fig.3: Produtos finais do metabolismo são frequentemente ácidos.
Em condições aeróbicas as gorduras, proteínas e carboidratos reagem com CO2 e H 2O para produção de energia. O CO2 continua a ser usado em menor proporção nesta reação de carboxilação, porém é principalmente liberado pelos pulmões,