Sintese Visoes Da Educacao De Jovens E Adultos No Brasil
O texto intitulado “Visões sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil” foi publicado em 2001 na revista Cadernos Cedes, ano XXI, n°55, a autoria do referido texto é de Maria Clara di Pierro, Orlando Jóia e Vera Masagão Ribeiro.
Maria Clara di Pierro é geografa, graduada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1980), é Mestre (1995) e Doutora (1999) em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desde 2005 é professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
Orlando joia é biólogo (licenciado e bacharel) formado pela Universidade de São Paulo (1976). Atualmente é diretor de curso, Educação de Jovens e Adultos do Colégio Santa Cruz.
Vera Masagão Ribeiro é Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), com Bacharelado e Licenciatura em Letras - Português e Espanhol - pela Universidade de São Paulo (1980). Coordena o Inaf (Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional) programa que levanta e analisa dados sobre habilidades e práticas de leitura e escrita da população brasileira, e o Indicadores da Qualidade na Educação - projeto que promove o uso de indicadores para a mobilização de comunidades escolares em prol da qualidade educativa.
O título escolhido pelos autores do artigo mostra que serão apresentadas diferentes visões sobre a Educação de Jovens e Adultos. Porém, no meu ponto de vista a palavra "visões" ficou muito abrangente e dificulta a identificação clara do que vai ser abordado ao longo do artigo. O tema do texto consiste na problematização das políticas de escolarização de Jovens e Adultos a partir de uma retrospectiva histórica detalhada, desde seu surgimento até os dias atuais e esboça, ainda, perspectivas para o futuro desta modalidade.
A problematização é focada nos "problemas" e dificuldades encontrados