História da educação de jovens e adultos
1. A lista de palavras, a seguir, expressa, de certa forma, uma parcela do contexto em que se apresentava o processo de alfabetização no Brasil, no decorrer da história. Redija uma frase relacionando a situação que se aplica a cada uma dessas palavras.
ALFABETIZAÇÃO – EJA – PAULO FREIRE – MOBRAL
R: Alfabetização – Programa Brasil Alfabetizado criado em 2003 no Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem como proposta a erradicação do analfabetismo no Brasil e não só o objetivo da alfabetização, mas também a inclusão social de pessoas analfabetas.
EJA – A Constituição Federal promulgada em 1988, garantiu importantes avanços no campo do EJA. No artigo 208, a Educação passa a ser direito de todos, independente de idade, e nas disposições transitórias, são definidas metas e recursos orçamentários para a erradicação do analfabetismo.
Paulo Freire – O pensamento de Paulo Freire se constituiu numa prática baseada num novo entendimento da relação entre a problemática educacional e a problemática social, se antes este era visto como uma causa da pobreza e da marginalização, o anlfabetismo passava a ser interpretado agora como um efeito da situação de pobreza gerada por uma estrutura social não igualitária.
Mobral – Surge durante o regime militar, seu objetivo era erradicar o analfabetismo no Brasil num curto espaço de tempo.
2. Na sua opinião, por que a EJA é importante?
R: A educação possibilita ao individuo jovem e adulto retomar seu potencial, desenvolver suas habilidades, confirmar competências adquiridas na educação extraescolar e na própria vida.
A educação de jovens e adultos representa uma possibilidade que pode contribuir para efetivar um caminho e desenvolvimento de todas as pessoas, de todas as idades.
A educação de adultos torna-se mais que um direito é consequência do exercício da cidadania como condição para uma plena participação na sociedade.
3. O que foi o Método de Alfabetização de Paulo