Tratamento termico
A utilização das ligas metálicas é baseada principalmente nas suas propriedades mecânicas, propriedades estas que dependem basicamente da composição da liga, da sua estrutura cristalina e das suas condições de fabricação.
As propriedades mecânicas de ligas de aços C comuns, mesmo estado (recozidas), com diferentes teores de C: Aumento da %C, aumento do Escoamento e diminuição do Alongamento. Fixada a composição, o tratamento térmico pode determinar as propriedades desejadas, através da obtenção de uma estrutura cristalina, adequada.
Dependendo do tratamento térmico utilizado, pode-se, para uma mesma liga, aumentar a dureza e a resistência mecânica e, com isto, obter-se um aumento na resistência ao desgaste. Tratamentos térmicos que diminuam a dureza, aumentam a ductilidade da liga, e assim, melhoram a sua capacidade de sofrer usinagem. O tratamento térmico consiste em aquecer e manter as peças a temperaturas adequadas, durante um certo tempo e resfriá-las em um meio conveniente, com o objetivo de se modificar a microestrutura e alterar as propriedades mecânicas.
Controle de temperatura de aquecimento (depende do tratamento térmico e da composição da liga) e tempo de resfriamento (depende do meio utilizado). Vresf.Temperado > Vresf. Normalizado > Vresf. Recozido
RECRISTALIZAÇÃO - DIFUSÃO
O tratamento térmico envolve processos como recristalização e difusão, ocorrendo já em soluções sólidas. A transformação (cfc) para (ccc) se dá por deslocamento de átomos de ferro. Os átomos movimentam-se por curtas distâncias, frações de parâmetros.
O fenômeno da difusão consiste no caminhamento de átomos através do reticulado cristalino. Em temperaturas elevadas, os átomos oscilam em torno de suas posições de equilíbrio. Com isto o C pode saltar por entre dois átomos de ferro vizinhos.
RECOZIMENTO
Dar ao material um estado muito próximo ao do equilíbrio químico-estrutural.
Quando um metal é deformado a frio (encruamento),