Trabalho feito sobre o artigo humilhação social
A igualdade entre classes é o que deseja todo discriminado e todos aqueles que desejam uma sociedade mais humana. Infelizmente a desaparição do homem dentro de um uniforme é real. A humanidade desaparece porque o homem foi reificado por ele mesmo. O que vale é o que é representado materialmente. Se alguém tem um cargo inferior será tratado inferiormente. Se alguém possue maior poder aquisitivo, mesmo que não tenha valores morais esse será valorizado.
Desigualdade e angústia.
Por causa da desigualdade das classes sociais, a angústia é um sentimento vivenciado pela classe trabalhadora e pelos familiares dessa.
É evidente que a desigualdade política é a potencialização dessa humilhação social. O pior é que como diz José Moura, autor do texto “o que é profundamente grave: a mensagem passa a ser esperada”. Isso significa que a humilhação já foi interiorizada, que a pessoa acha mesmo que é inferior.
Porém, o antídoto para esse mal está na palavra. “A palavra é ingrediente decisivo na realização da vida humana”. Garantir que alguém tenha a chance de falar é que faz toda a diferença entre as classes sociais.
O exemplo disso foi a experiência da coordenadora Rose no CJ Santa Rita. Somente detectou-se o problema depois quecada funcionário teve a oportunidade de falar. Infelizmente, raramente alguém tem essa coragem da Rose.
O próximo passo realizado pela Rose foi a situação comunitária a qual resulta numa profunda assimilação de igualdade, provocando oenraizamento que “talvez seja a necessidade mais importante e mais desconhecida da alma humana”, produzido pela sua participação na situação comunitária.
Utilizando as palavras do autor é necessário que haja condições em que “o encontro do homem com o homem não se forme por meios violentos; condições em que não falte vínculo criativo com o passado a iniciativa para novas fundações e o livre exercício da palavra”. Nesse encontro é necessário também que quem manda utilize