Fusão entre pão de açucar e carrefour
Fusão
Em termos econômicos fusão é a união de duas ou mais empresas, formando uma única grande empresa e o controle administrativo geralmente é da maior delas.
Fusão Horizontal, Vertical, Concêntrica e Conglomerado
As fusões podem ser classificadas em Verticais, Horizontais, Concêntricas e Conglomerados.
Portanto a suposta fusão (anunciada para junho de 2011) entre o grupo brasileiro Pão de Açucar e o francês Carrefour seria um exemplo de fusão horizontal (Pois as duas são do ramo varejista) Concêntrica (Pois apresenta sinergia nos negócios das duas empresas).
Fusão
Horizontal
Concêntrica
Razões que levariam a fusão
Os dois juntos se transformariam em um gigante que deteria 27% do mercado varegista brasileiro.
Ocorreria uma sinergia comercial, logística, operacional e administrativa com a combinação das operações, possibilitando ganho de eficiência, e a redução de custos.
Abriria uma porta importantíssima para a exportação de produtos brasileiros no exterior.
Impactos negativos para consumidores, fornecedores e colaboradores:
• Ninguém garante que a redução de custos resultantes da concentração de mercado (fusão) seria repassada aos consumidores.
• Os fornecedores perderiam força nas negociações com o "gigante" do varejo que resultaria dessa união (Vale lembrar as 5 forças competitivas de Porter).
• Funcionários poderiam ser demitidos.
Impactos negativos para consumidores, fornecedores e colaboradores: A fusão poderia trazer impactos negativos para fornecedores, consumidores, funcionários e para a própria concorrência em geral. O fornecedor seria "forçado" a reduzir o preço dos produtos, mas a empresa pode não repassar para o preço final, aumentando sua margem de lucro ao invés de beneficiar o consumidor com preços menores. A experiência de fusões anteriores tem mostrado que as margens de lucros das novas empresas resultantes de fusões são maiores que o percentual de corte nos