Tratamento termico
TÉRMICOS
Generalidades - O conhecimento dos aspectos práticos dos tratamentos térmicos de aços é essencial para a obtenção dos melhores resultados nas operações de tratamento. A prática dos tratamentos como todas as práticas metalúrgicas, tem evoluído consideravelmente, desde as épocas heroicas, em que se produziam as famosas espadas de Damasco, até nossos dias, em que os mais modernos e sofisticados equipamentos e aparelhos de controle são empregados nas diversas operações. Ainda assim, talvez mais do que em qualquer outra técnica metalúrgica, o equipamento mesmo automático, não resolve todos os problemas. São inúmeros os casos em que ainda a arte e a experiência do tratador térmico são imprescindíveis na realização eficiente dos tratamentos térmicos.
Quando, na década de 70, ocorreu a crise do petróleo, várias técnicas novas foram adotadas visando principalmente à economia de energia, algumas das quais continuam em prática, por reduzir principalmente o custo das operações.
Entre elas podem ser citadas as seguintes * Utilização crescente do leito fluidizado * Emprego de mini-processadores e computadores para controle da operação de * Emprego de recuperadores de calor * Aplicação crescente das técnicas de tempera superficial por indução, raios laser e feixe eletrônico; * Elevação, dentro dos limites recomendáveis, das temperaturas de tratamento * Emprego de polímeros liquefeitos, em lugar de óleos. Ferramentas e dispositivos manuais - Tenazes são ferramentas imprescindíveis para serviços gerais, principalmente quando não se dispõe de equipamento automático. É conveniente possuir uma coleção razoável de tenazes de diversos formatos e pesos que possam prender e sustentar, seja por fechamento, seja por abertura, peças de vários formatos. Sua construção deve ser tal que permita apenas um mínimo de contato com as peças. Normalmente essas tenazes são fabricadas de aços comuns de baixo carbono, de modo a sofrer