Tratamentos Térmicos
Tratamentos Térmicos
Objetivo da pesquisa:
O objetivo desse trabalho é apresentar as várias formas de tratamentos térmicos, e suas diferenças de processos e resultados.
Definição de tratamento térmico:
Tratamento térmico é o conjunto de operações de aquecimento e resfriamento a que são submetidos os aços e ferros fundidos, (materiais não ferrosos em menor escala), tendo como foco procurar controlar a temperatura, o tempo, a atmosfera e a velocidade de resfriamento, buscando alterar as propriedades dos materiais ou atribuir-lhes características determinadas, através da modificação da microestrutura. Os tratamentos térmicos se dividem basicamente em dois grandes grupos, que são: tratamentos térmicos calóricos e tratamentos térmicos termoquímicos.
Os tratamentos térmicos calóricos são tratamentos onde existe somente a influência do calor e resfriamento dos metais.
Os tratamentos térmicos termoquímicos são aqueles que além de existir calor e resfriamento, existe ainda adição de elementos químicos na superfície do aço, como por exemplo, carbono e nitrogênio.
Quatro fatores são determinantes no resultado dos tratamentos térmicos, sendo estes: a temperatura e o meio de aquecimento, tempo de permanência, temperatura e o meio de resfriamento e a velocidade de resfriamento.
Objetivos:
A finalidade do tratamento térmico é alterar as microestruturas e como consequência as propriedades mecânicas, magnéticas e elétricas das ligas metálicas.
Seu objetivo específico é:
Remover tensões internas;
Aumentar ou diminuir a dureza;
Modificar propriedades mecânicas, magnéticas e elétricas;
Aumentar/diminuir a ductilidade;
Aumentar/diminuir a tenacidade;
Melhorar a usinabilidade;
Reduzir/aumentar a resistência ao desgaste;
Melhorar a resistência à corrosão;
Melhorar a resistência ao calor.
Fatores que influenciam os tratamentos térmicos:
Aquecimento: