A influência DO CURRÍCULO NA EJA
PEDAGOGIA
ALESSANDRA DE POMPÉIA
LIDIANE BRITO ALMEIDA DE LACERDA
MARA ROSANA COELHO
PATRÍCIA PINHEIRO LIMA
A INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
BETIM
Junho de 2013
ALESSANDRA DE POMPÉIA
LIDIANE BRITO ALMEIDA DE LACERDA
MARA ROSANA COELHO
PATRÍCIA PINHEIRO LIMA
A INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Trabalho apresentado à Disciplina Currículos e Programas e Fundamentos Metodológicos da Educação de Jovens Adultos, do 5° período do curso de Pedagogia. Professoras Orientadoras: Eliana Dias e Luciana Franco.
BETIM Junho 2013
Ao pensar na Educação de Jovens e Adultos, não se pode ignorar a sua história, que é cercada por uma perspectiva negativa, que desqualifica os educandos jovens e adultos da classe trabalhadora que trazem para o espaço-tempo escolar tanto a marca da destituição de direitos, quanto a riqueza de suas experiências e luta pela vida.
Na sociedade contemporânea, as mudanças ocorrem cada vez mais rapidamente de modo que a habilidade de “aprender a aprender” torna-se uma das mais importantes ferramentas para que uma pessoa obtenha sucesso pessoal e profissional.
As mudanças relacionadas ao mundo do trabalho e do consumo estão entre os principais motivos do retorno à escola de um grande número de jovens e adultos que, diante das dificuldades decorrentes da baixa escolaridade, busca por meio dos estudos adquirir maior capacitação e melhores condições de disputar espaço no concorrido mercado de trabalho.
A educação básica tem como objetivo levar o cidadão a adquirir conhecimentos adequados para o exercício pleno da cidadania, favorecendo o desenvolvimento socioeconômico e cultural da nação. Para tanto, na educação de jovens e adultos cada ciclo, que corresponde a 2° e 3° ano do Ensino Fundamental e 4º e 5° ano também do Ensino Fundamental, contemplam alguns componentes curriculares como Letramento,