O projeto Político Pedagógico
O Projeto Político Pedagógico é elaborado na escola, com a participação dos profissionais de educação, junto com a comunidade escolar, visando o desenvolvimento do aluno, como cidadão participativo na sociedade, levando em consideração sua vivência e os recursos disponíveis a ele.
Para a elaboração do PPP é necessário seguir os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que por sua vez se orienta pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). O PPP de nossa escola leva em conta a realidade de nossos alunos, suas necessidades que são múltiplas.
Os PCN do Ensino Médio – EJA - foram elaborados para difundir os princípios da reforma curricular e orientar os professores na busca de novas abordagens e metodologias. Eles traçam um novo perfil para o currículo, apoiado em competências básicas para a inserção dos jovens na vida adulta; orientam os professores quanto ao significado do conhecimento escolar quando contextualizado e quanto à interdisciplinaridade, incentivando o raciocínio e a capacidade de aprender. Segundo as orientações dos PCN EJA o currículo está sempre em construção e deve ser compreendido como um processo contínuo que influencia positivamente a prática do professor. Com base nessa prática e no processo de aprendizagem dos alunos, os currículos devem ser revistos e sempre aperfeiçoados. A LDB foi a principal referência legal que formulou as mudanças no Ensino Médio – EJA - e estabeleceu os princípios e finalidades da Educação Nacional.
Após a LDB foi desencadeada uma série de discussões que resultaram em documentos apoiados por pareceres do Conselho Nacional de Educação [CNE] e da Câmara de Educação Básica [CEB] do CNE.
Propôs-se, no nível do Ensino Médio - EJA - a formação geral, em oposição à formação específica; o desenvolvimento da capacidade de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las; a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés do simples exercício de memorização.