TRABALHO E A T CNICA
Na opinião dos estudiosos a descoberta mais importante que contribuiu para o desenvolvimento do homem ao nível de homo fober, era a descoberta do fogo. A descoberta do fogo, é a conquista singularmente maior da humanidade, ela libertou o homem da restrição limitada de energia, substituindo a dos animais domésticos.
Na história do trabalho humano distinguem-se dois grandes períodos: o artesanal e o industrial, na qual no artesanal, o instrumento de trabalho era o utensílio; no industrial, a máquina.
2. O trabalho e o pensamento grego
Na filosofia grega, trabalho sempre teve uma imagem negativa. Platão, exclui as artes mecânicas do governo, Aristóteles define como vil todo o trabalho porquanto ele oprime a inteligência. Cícero e Sêneca exaltam o ócio como sendo superior ao trabalho, essa desvalorização do trabalho é devida a diversos motivos, que na concepção platônica do homem; exaltação da vida contemplativa; dureza do trabalho.
3. O trabalho no pensamento cristão
Na época patrística e escolástica, trabalho é visto como o instrumento de purificação e salvação do homem. Novo modo de conceber o trabalho se desenvolveu na época moderna, era considerado uma expressão da livre iniciativa humana.
4. Definição do trabalho
Segundo a Enciclopédia Filosófica, trabalho é a atividade cansativa com a intenção de modificar as coisas mediante o uso do corpo e instrumentos. Os elementos mais importantes que contribuem para distinguir o trabalho das outras atividades:
Ação transitória, que visa o resultado concreto.
Uso do corpo para transmitir energia.
Esforço
Perseverança
Toda atividade humana tem seu órgão especifico: o do trabalho é a mão.
O processo técnico do homem é efetuado pela criação de instrumentos sempre melhores, que põem a mão em condições de fazer compreender as suas múltiplas capacidades de domínio da matéria.
5. Divisão do trabalho
Aristóteles chama a qualquer atividade com intenção de modelar as coisas de arte (tecné).
Outros autores