Fichamento bibliografico.MAIOR IDADE PENAL
572 palavras
3 páginas
LOPES, João. Educar ou punir: faixa etária da maioridade penal. Disponível em: . Acesso em: 12 maio 2014.RESUMO:
Trata-se do conflito atual de violência praticada por menores e suas sanções realizadas e as visões de ‘‘punição’’ com melhorias perante a sociedade, que procuram qualquer custo uma resposta não só teórica mas também prática de uma solução para esse assunto tão repercutido atualmente.
ANOTAÇÕES: Gênese de violência alto entre os adolescentes.
Sistema capitalista e consumista gerando uma visão de poder, influenciando a querer sempre mais causando atos violentos e criminosos entre as classes mais desfavorecidas principalmente.
As medidas socioeducativas (falhas) para os menores como punição e reabilitação.
FRASES (IDEIAS CENTRAIS DO AUTOR):
‘‘Só o maior pode ser punido através de pena. Ao menor não se impõe castigo, mas se educa por intermédio das referidas medidas que vão da advertência até a internação em estabelecimento educacional. Em síntese, pune-se o maior e educa o menor .’’
‘‘O que se debate na atualidade é a possível necessidade de aumentar o tempo máximo dessa internação, limitada, hoje, em 3 anos ou até que o educando complete 21 anos de idade, o que ocorrer primeiro ( art. 121 do ECA ).’’
TEXTO PRÓPRIO DO ALUNO COM O USO DAS FRASES DO AUTOR PARA FUNDAMENTAR SUA TESE:
Temos como grande fator do índice de violência é a pobreza.Isso faz com que jovens e adultos partam para o mundo do crime na falsa esperança de vida melhor ou até mesmo por luxos impostos pela sociedade e o mercado de consumo como necessidade.
A falta de educação e escolaridade também tem grande participação na conduta dos infratores. Mas motivo maior hoje no Brasil, é a ineficácia do sistema prisional e a falha nas medidas de recuperação que em tese seriam educacionais e de melhoramento, partindo de um princípio político corrupto e despreocupado com a realidade dos brasileiros.
‘‘Só o maior pode ser punido através de