Sintese Acetanilida
SÍNTESE DA ACETANILIDA
Professora Adriana
Engenharia Química – Noturno Luís Fernando Serra RA: 07.7189-9 Renan Boralli Mingati RA: 14.5172-3 Luiz Henrique C. Dos Reis RA: 12.7116-2 Gustavo Sabino Fabrotti RA: 14.1169-7
SANTA BARBARA D’OESTE Outubro de 2014
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Anilina aquecida a refluxo, com duas vezes sua quantidade molar de ácido acético, até completar a reação, fornece acetanilida. Se a matéria prima é contituída por ácico acético diluído, temperaturas mais elevadas (150-160ºC) devem ser empregadas. A mistura quente é filtrada, resfriada e o material cristalino é lavado, centrifugado e secado.
A acetanilida bruta pode ser recristalizada de água quente. Outro processo utilizado é o anidrido acético à temperatura de refluxo, como agente acetilante. Acetanilida é um material de partida para a síntese de produtos farmacêuticos. (JOHN K. STILLE, 1968).
Para sintetizar a p-nitroacetanilida, utilizando a acetanilida como reagente de partida, poderia ser feito um processo chamado de Nitração. A nitração da acetanilida é normalmente feita com ácido nítrico, em presença da mistura ácido acético glacial com ácido sulfúrico, mantendo no meio, uma mistura do agente nitrante com força média.
A p-nitro acetanilida, quando sintetizada, pode posteriormente ser usada para preparar a p-nitroanilina, sendo a substância normalmente usada como um intermediário, ou como material de partida, assim citado acima, na síntese de corantes, oxidantes, fármacos em veterinária, em gasolina (como um inibidor da formação de gomas) e como um inibidor de corrosão.
Durante as sínteses orgânicas, há 3 fatores que necessitam de uma atenção especial, sendo eles a Agitação, Solubilidade e Temperatura. Estes fatores podem influenciar no processo de