Sexualidade na infância
Como pais e professores lidam com a questão da sexualidade na infância?
2 - OBJETIVOS
O projeto tem por objetivo verificar a orientação sexual da forma que vem sendo trabalhada na infância, dentro das salas de aula e em casa, analisando a preparação dos professores e a orientação dada pelos pais para abordar o assunto, suas principais dificuldades, as estratégias utilizadas e como conhecer os reais problemas das crianças nessa faixa etária.
3 - JUSTIFICATIVA
Cada vez mais as crianças sofrem influência da TV, de amigos, de parentes, de babás e empregadas, muitas vezes recebendo noções erradas e prejudiciais. Os comportamentos infantis que demonstram a sexualidade da criança são muitas vezes difíceis de serem trabalhados, tanto em casa como na escola; brincadeiras de descoberta sexual, masturbação, atitudes que aparentam homossexualidade são alguns fatos comuns observados no cotidiano infantil e seguidamente são mal compreendidos ou mal conduzidos pelos adultos que lidam com as crianças. Portanto, é necessário um maior entendimento teórico sobre sexualidade infantil para que haja menos inadequações no manejo destes comportamentos, e desta forma, melhorar a orientação sexual oferecida às crianças.
4 - DELIMITAÇÃO
Será um trabalho realizado na escola da rede municipal de ensino EMEI – Escola Municipal de Ensino Infantil “Favo de Mel” , junto aos professores da rede municipal de ensino e pais de alunos correspondentes à faixa etária do ensino em questão.
5 - REVISÃO DA LITERATURA
A revisão da literatura deverá ser feita de maneira racional e sistêmica, começando pelas obras mais gerais, recentes e simples, e depois continuar com as mais específicas, antigas e complexas, registrar em fichas os conteúdos importantes encontrados, e consultar especialistas que orientem sobre leituras mais apropriadas.
6 - PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
O trabalho terá como base a pesquisa bibliográfica, conjugada a uma pesquisa de campo, onde será