Resenha crítica: o mundo em descontrole
GRADUAÇÃO EM DIREITO
AMANDA YURIÊ DE FREITAS MENDES
RESENHA CRÍTICA:
O MUNDO EM DESCONTROLE
Uberlândia
2012
FACULDADE DE DIREITO PROFESSOR JACY DE ASSIS – UFU
GRADUAÇÃO EM DIREITO
AMANDA YURIÊ DE FREITAS MENDES
RESENHA CRÍTICA:
O MUNDO EM DESCONTROLE
Resenha crítica desenvolvida à disciplina Teoria do Estado e Democracia, do curso de graduação de Direito, como requisito parcial para obtenção da nota do 1º semestre.
Professor Alexandre Garrido
Uberlândia
2012
I) GLOBALIZAÇÃO
Mudanças. A palavra que descreveria o estado do mundo atual. Estamos vivendo numa era em que as mudanças estão tomando conta de nossas vidas: elas não se restringem apenas às mudanças econômicas mundiais, aos modos de comunicação, ou em aspectos da vida da sociedade como um todo. A globalização já atingiu uma fase tão avançada que conseguiu entrar em nossas casas e nossas mentes, mudando nossos costumes, reestruturando nossas instituições.
A era em que as concepções de tempo e espaço tomaram outros rumos, em que o conceito de mundo se difere em extremo do de planeta. O conjunto de continentes e oceanos é diferente do que, hoje, chamamos de mundo. Ele não é apenas o lócus. É um conceito mais evoluído que engloba as relações humanas entre si e com o meio em sua volta. O mundo é aquilo que sofre interferência do homem, que está em seu domínio.
Ele se torna cada vez menor ao passo que as relações entre distancia e tempo se modificam. O que antes era considerado muito distante, hoje é atingido em questões de horas.
Em seu livro intitulado “Mundo em descontrole”, Anthony Giddens faz a associação entre a globalização no mundo contemporâneo com os efeitos causados por ela nas diferentes esferas analisadas. Enquanto alguns pensadores e críticos a analisam apenas como um fenômeno econômico, resultado direto da tese economia liberal surgida na época do iluminismo, Giddens estabelece sua crítica, fazendo ligação entre