Resenha critica: comunicação comunitária
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES - ICHCA
COMUNICAÇÃO SOCIAL
Profº José Guibson
Comunicação e Comunidade
Tarcísio Lins
Realações Públicas
RESENHA CRÍTICA
Maceió- AL, 10 de outubro de 2012
Resenha Crítica
Comunicação comunitária: uma releitura das teorias sociais a partir da ótica da comunicação social.
Comunicação e comunidade pode ser um termo designado para testificar a existência de laços entre grupos de qualquer gênero, crença, profissão ou localidade. Sendo assim, creio que existem respostas para o termo “Comunicação e Comunidade”, e que esse termo não passa apenas de uma ideia ou ato pensado para classificar, um conjunto de pessoas, um grupo, ou uma comunidade, mas para entender as necessidades dessas pessoas e direitos que estabeleçam deveres a serem cumpridos por uma governança.
É claro que comunidade, não condiz só com a classificação de um determinado grupo, essa classificação é traçada mediante os seus anseios (o que a pessoa espera/deseja de determinado programa social), mas também o desenvolver de projetos para os diferentes tipos de pessoas (cada grupo tem necessidades diferentes).
Não concordo quando é citado no texto, que Bauman enfatiza a comunidade como indiscriminada. É claro que ela é definida, sua totalidade está para um determinado grupo de pessoas que necessitam de algo, esse algo é interpretado como um desejo que falta ou carece de estímulos pra serem atendidos, a exemplo: Uma empresa quando se instala em uma localidade, e uma boa parte de suas instalações prejudica uma comunidade ao entorno dessa empresa, podendo ser ocasionado uma desapropriação, poluição do meio ambiente, ou acidentes. Antes mesmo de se instalar a empresa se cerca de todos os armamentos possíveis, pois com um plano de comunicação em mãos ela domina suas ações com o desenvolvimento de um programa social, seja ele de cidadania, sustentável ou educacional, poupando esforços e suprindo com as