Resenha crítica de Antropologia
DEPARTAMENTO DE SAÚDE - DS
CURSO DE ENFERMAGEM
DISCENTE: ANA PAULA SILVA DOS ANJOS
RESENHA CRÍTICA DO TEXTO “CONCEPÇÕES DE DOENÇAS: O QUE OS SERVIÇOS DE SAÚDE TÊM A VER COM ISTO?”
Trabalho apresentado ao Prof. Danilo César Souza Pinto, ministrante da disciplina Introdução à Antropologia, para fins de avaliação.
Jequié (BA) - Janeiro
2014
RESENHA CRÍTICA DO TEXTO “CONCEPÇÕES DE DOENÇAS: O QUE OS SERVIÇOS DE SAÚDE TÊM A VER COM ISTO?”
O texto “Concepções de Doença: o que os serviços de saúde têm a ver com isto?”, de Francisco J. Arsego de Oliveira, traz em sua temática os várias definições de doenças e o papel dos serviços de saúde na formação desses conceitos.
A forma que o indivíduo compreende seu estado de saúde determinará o modo que será relatada a evolução da doença para o “curador”, como entende que o exame físico deva ser realizado, também acerca do diagnóstico e do tratamento para aquilo que está sentindo. O médico, por sua vez, procura acertar no diagnóstico, curar através do tratamento correto e fazê-lo voltar ao seu estado de saúde anterior à doença.
O estudo feito objetiva analisar a relação das definições de doença como fenômeno social e também a influência dos serviços de saúde nessas definições sobre doença. E a partir de 200 entrevistas, dividida entre homens e mulheres foi possível observar a diferenciação dos informantes quando se referem à doença em relação aos adultos e às crianças. A preocupação quanto à saúde do segmento infantil os remetem à um maior cuidado, em buscar atendimento médico assim que aparecem os sintomas, em manter as vacinas em dia e na prevenção de problemas de saúde dos filhos.
Contrapondo-se a isto, quanto aos adultos, as doenças são sinônimos de fraqueza partindo da ideia de que estar doente significa “não poder trabalhar” ou “ficar de cama”. A população em questão depende de unidades de saúde comunitárias, o que acaba servindo