Resenha critica - introdução a antropologia
CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS
ALUNO – MAXSANDER L. ALMEIDA
Resenha crítica dos textos “Os argonautas do pacífico” (Malinowski), “Observando o Familiar (VELHO), “A natureza e o imaginário: dos jogos eróticos em sociedades rurais” e “As principais tendências do pensamento antropológico contemporâneo” , fazendo um paralelo com as aulas de Introdução a Antropologia, Ministrada pelo mestrando Edimilsom.
Os dois primeiros textos, Os Argonautas do pacífico, de Malinowski e Observando o Familiar, de Gilberto Velho, trazem a luz a discussão sobre o trabalho Antropológico, sendo, contudo, evidenciado duas situações opostas: Enquanto Malinowski evidencia o trabalho antropológico em sociedades exóticas, separadas por um abismo cultural, Gilberto Velho tem em seu estudo grupos que ele chama de familiar, uma vez que pertencem a camadas outras de uma mesma sociedade.
Malinowski traz informações sobre povos habitantes de ilhas no sul do pacífico e de uma forma de comercio característico, o Kula, sendo que nos foi passado apenas a introdução desse trabalho, que trata, sobretudo, do trabalho em si, de como foi feita sua pesquisa, de suas dificuldades e acertos e da metodologia aplicada.
O autor então passa a fazer uma breve descrição do trabalho etnográfico, quando o mesmo se viu sozinho, numa praia tropical, vendo a lancha que o trouxera se afastar da praia. A partir desse momento, no litoral sul da Nova Guiné, Malinowski iniciaria sua primeira pesquisa de campo, e as descobertas, abordagens serão pouco a pouco relatadas.
Seu primeiro contato com a sociedade objeto de estudo fora intermediado por um branco, sendo os outros contatos feitos de forma individual. O autor detalha a reação dos nativos de estranhamento e curiosidade frente a sua presença. Ele optou por iniciar uma conversação com a cordialidade da troca de presentes, o que se tornou cotidiano. Ele relata que no inicio sempre