Como fazer uma resenha crítica
Profa.: Carolina Silva Moraes Pereira
Roteiro de Aula
Introdução:
A produção textual é imprescindível para fomentar, no estudante, a postura de pesquisador preocupado em evoluir intelectualmente como cidadão e profissional na sociedade em que está inserido. Trata-se, pois, de uma oportunidade de exercício crítico e de compreensão essenciais para o desenvolvimento daqueles que se iniciam na vida científica universitária.
Resenha:
• Conceito, importância e finalidade: A resenha é a apresentação do conteúdo de uma obra. Ela consiste na descrição minuciosa dos fatos a partir da leitura, resumo, crítica e “formulação de um conceito de valor do livro feitos pelo resenhista.” (LAKATOS; MARCONI, 2009, p. 95) que precisa aprofundar-se no assunto e exercitar sua capacidade de compreensão e crítica. A finalidade e importância deste gênero textual são informar de maneira objetiva e consistente o leitor acerca das ideias fundamentais da obra analisada, a fim de que este decida sobre uma apreciação mais direta da obra ou não.
• Requisitos para sua construção: É importante que o resenhista apresente conhecimento aprofundado da obra analisada e da matéria em que esta se insere. Seu exercício de compreensão e crítica deve demonstrar capacidade de juízo de valor aliada a correção e cortesia, de modo que a resenha mantenha fidelidade ao pensamento do autor.
• Estrutura:
o Referência Bibliográfica; o Credenciais do Autor; o Conhecimento; o Conclusão do Autor; o Quadro de Referências do Autor; o Apreciação; o Mérito da obra; o Estilo; o Forma; o Indicação da obra.
• Modelo para análise:
o Obra:
PEREIRA, João Baptista Borges. Cor, profissão e mobilidade: o negro e o rádio de São Paulo. São Paulo: Pioneira, EDUSP, 1967. 285 p. il. 21 em x 13,6 cm. Cr$ 1.585,00.
o