RESENHA DO CAPÍTULO COMUNICAÇÃO E DEMOCRACIA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XIV
BACHAREL EM COMUNICAÇÃO SOCIAL RÁDIO/TV
EMERSON AVILINO
RESENHA DO CAPÍTULO COMUNICAÇÃO E DEMOCRACIA
Conceição do Coité
2014
EMERSON AVILINO
RESENHA DO CAPÍTULO COMUNICAÇÃO E DEMOCRACIA
Resenha apresentado à disciplina de Comunicação Comunitária pelo Professor Tiago Sampaio como requisito parcial de avaliação para a conclusão de Bacharel em Comunicação Social Rádio/TV.
Conceição do Coité
2014
RESENHA CRÍTICA
REFERÊNCIA: MEKSENAS, Paulo. Comunicação e Democracia. In Cidadania, Poder e Comunicação. São Paulo: Cortez, 2002. p. 177-226.
O autor do capítulo Comunicação e Democracia que faz parte do livro “Cidadania, Poder e Democracia” Paulo Meksenas era Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, mestre em Didática e doutor em Educação, também pela USP. Atuava no Programa de Pós-Graduação em Educação. Lecionava Educação e Epistemologia e Pesquisa e Prática Pedagógica. Coordenava a pesquisa Euclides da Cunha: a ciência como pedagogia da militância. Também coordenou: Modernidade e pesquisa no Padre Antonio Vieira — análise de alguns sermões; Modernidade e educação — o ibero-americanismo e algumas ideias pedagógicas e Pedagogia da ação política popular: duas histórias de militâncias. Tinha 49 anos e faleceu no dia 22 de junho de 2009 em decorrência de um câncer.
Na sua Obra “Cidadania, Poder e Democracia” especificamente no capítulo no qual propusemos analisar, o autor trás uma reflexão sobre o poder institucional da comunicação, sobre tudo, numa ótica dos aspectos do poder da comunicação popular que deu os primeiros passos para a criação e efetivação das políticas públicas no campo da comunicação criando o Movimento pela Democratização da Comunicação no Brasil, nas décadas de 1980