O educador político
RESENHA
O educador político e
O político educador
Belo jardim
04/12/11
SEMERARO, Giovanni (org) Filosofia e política na formação do educador, O educador político e o político educador; idéias e letras Aparecida-SP, capítulo II P.57-79.
CREDENCIAIS DO AUTOR
Giovianni semeraro, possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1985), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma/Itália (1977), mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas/RJ (1990), doutorado sandwich em Filosofia Politica na Università degli Studi di Padova (1996), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e pós-doutorado na Itália (Universidade de Urbino/Istituto Italiano per gli Studi Filosofici di Napoli 2007-2008). Atualmente é Professor Associado DE da Universidade Federal Fluminense onde leciona Filosofia da Educação na graduação e pós-graduação. É coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia Política e Educação(NUFIPE) e pesquisador do Cnpq.
RESUMO DA OBRA
Ao longo de mais de meio século, a educação popular brasileira esteve voltada, para os objetivos políticos chegando a criar condições para a construção de uma hegemonia popular alcançada “antes de conquistar o poder governamental”. Um número considerável de educadores-militantes tem fornecido quadros para movimentos populares, organizações da sociedade civil, partidos de esquerda, instituições públicas e políticas governamentais. Como característica comum a todos é a recusa de uma educação abstrata, elitista, alheia a um projeto de sociedade e de estado, que deveriam ser re-fundados sobre a formação política e a participação ativa das classes subjugadas, dos mais pobres e espoliados. Foi sob a forte influencia do neoliberalismo e da pós-modernidade, que a política, a educação e muitos intelectuais foram gradualmente destacados do chão da fabrica e dos movimentos de massa para o campo do privado,