Processo administrativos
O controle estratégico é a função administrativa que faz parte do processo administrativo, mede e avalia o desempenho bem funções dos padrões e critérios esperados e toma a ação corretiva quando necessária. Assim, o controle e um processo essencialmente regulador que serve para manter as coisas no seu devido lugar.
O controle estratégico também denominado controle organizacional é tratado no nível institucional da empresa e se refere aos aspectos globais que envolve a empresa como uma totalidade. Sua dimensão de tempo e o longo prazo. Seu conteúdo e genérico e sintético.
Dai as três características básicas que identificam o controle estratégico da empresa:
Nível de decisão: E decidido o nível institucional da empresa.
Dimensão de tempo: E orientado para longo prazo.
Abrangência: E genérico e abrange a empresa como um todo.
O controle organizacional ajusta-se a certos requisitos, baseia se em planos e requer uma estrutura organizacional para avaliar e monitorar o desempenho global da empresa por meio de controle globais, entre os quais os relatórios contábeis e orçamentários, controle dos lucros e perdas, controle por meio da analise do retorno sobre o investimento. Do ponto de vista humano, o controle organizacional esta voltado para o comportamento humano dentro da empresa para obter a necessária eficácia e eficiência. Na organização humana que provoca o comportamento organizacional existem varias causas, intervenientes e resultantes. Em todo processo de controle deve-se levar em conta os fatores humanos em face das implicações racionais e simbólicas sobre o comportamentos das pessoas.
O controle tático e exercido no nível intermediário das empresas também denominado controle departamental ou controle gerencial. De um modo usual, o controle tático se refere a cada unidade organizacional ou a cada departamento ou conjunto de recursos tomados isoladamente. Seu conteúdo esta limitado a aspectos departamentais. E direcionado