Inflaçao
AUTORES
RESUMO
Este trabalho consiste na exposição de um dos temas que preocupam a economia de todos os paises do mundo utilizado como um dos índices de saúde econômica e financeira das nações. Falaremos sobre o fenômeno chamado “inflação”, tipos, principais características, causas, conseqüências e planos de estabilização criados pelos governos. O objetivo principal é resgatar dados para que se possa melhor entender ou até mesmo relembrar fatos que fizeram a história da inflação, através de pesquisa bibliográfica.
Palavras-chave: inflação – causas – conseqüências –estabilização
1 INTRODUÇÃO
A inflação é definida tecnicamente como sendo uma “taxa de variação relativa de preços”, também conhecida como uma situação em que há um aumento generalizado de preços. Essas características de generalidade e continuidade fazem com que a inflação seja um processo e não uma ocorrência passageira. Assim, se os preços dos bens se elevarem apenas durante um curto período de tempo, estabilizando logo em seguida, não seria caracterizado um processo inflacionaria, mas apenas um ajuste da economia. Outro fator que caracteriza a inflação é o fato do aumento de preços se estender a todos os bens e serviços produzidos pela economia. Assim se apenas os bens produzidos por um determinado setor da economia tivessem seus preços elevados, não teríamos inflação.
2 TIPOS DE INFLAÇÃO A inflação pode ser classificada de acordo com usa intensidade, e taxa de aumento no índice de preços. A classificação é arbitrária e pode ser classificada de quatro formas: inflação lenta, (para pequenos aumentos de preços de 1 a 2% ao ano), inflação moderada (para taxas um pouco maiores a estas até 10% ao ano), inflação galopante, para maior aceleração no aumento de preços (100 ou 200% ao ano) e hiperinflação, para taxa de aumento de preços superiores a 50% ao mês. Existe basicamente em uma economia quatro tipos de inflação, geralmente, um desses três