Catálise das enzimáticas
Introdução
O grupo de proteínas mais variado e mais especializado é aquele cujos componentes exibem atividade catalítica – as enzimas. Quase todas as reações químicas em sistemas biológicos são catalisadas por enzimas. Elas têm eficiência catalítica extraordinária, em geral, muito maior que aquela dos catalisadores sintéticos, aumentando a velocidade de reações pelo menos um milhão de vezes. As enzimas são uma das chaves para o entendimento de como as células sobrevivem e proliferam. Agindo em seqüências organizadas, elas catalisam as centenas de reações que ocorrem nas vias metabólicas, através das quais as moléculas e nutrientes são degradadas, a energia química conservada e transformada e as macromoléculas biológicas sintetizadas. Milhares de enzimas diferentes, cada uma capaz de catalisar um tipo de reação química, foram descobertos em diferentes organismos.
Catálise Enzimática
Enzimas
, uma classe particular de proteínas, são catalisadores bioquímicos cuja função é baixar a energia de ativação necessária a uma dada reação e permitir que esta decorra a uma velocidade muito mais elevada.Em condições biologicamente favoráveis, muitas reações comuns em bioquímica não são favoráveis e só ocorrem devido à intervenção de enzimas.
Entre as Características das enzimas podemos destacar:
- São todas de natureza protéica, embora possam conter uma parte não protéica – o cofactor;
- Baixam a energia do estado transiente, diminuindo a energia de ativação necessária a uma reação - aceleram a sua velocidade (velocidade até 1016x superior!);
- Não modificam a constante de equilíbrio K;
- Encontram-se intactas no final da reacção;
- Têm elevada especificidade;
- A sua atividades pode ser sujeita a controlo.
De acordo com o tipo de reacção que catalizam, as enzimas têm diferentes classificações
1- Oxidorredutases Transferência de electrões (iões híbridos ou átomos H)
2- Transferases Transferência de grupos
3-