tucson
→As enzimas são os catalisadores das reações que ocorrem nos sistemas biológicos. Elas têm alta eficiência catalítica, tendo um alto grau de especificidade por seus substratos, acelerando reações químicas especificas.
A maioria das enzimas são proteínas
→A sua atividade catalítica depende da integridade da sua conformação protéica nativa. A atividade catalítica geralmente se perde caso uma enzima seja desnaturada ou dissociada em subunidades.
Por essa razão, as estruturas primária, secundária, terciária e quaternária são essenciais para o exercício da atividade catalítica.
→Para serem ativas, algumas enzimas não requerem nenhum outro grupo químico alem dos seus resíduos de aminoácidos. Outras requerem componentes químicos adicionais chamados de cofatores.
→Algumas enzimas requerem cofatores e coenzimas para exibirem sua atividade. Uma coenzima ligada à parte protéica da enzima é chamada de grupo prostético.
→As coenzimas funcionam como transportadores transitórios de grupos funcionais específicos.
→Uma enzima completa, cataliticamente ativa, unida à sua coenzima e/ou íons metálicos, é chamada de holoenzima. A parte exclusivamente protéica é chamada apoenzima.
→Algumas enzimas podem ter suas moléculas modificadas por fosforilação, glicosilação e outros processos. Muitas destas modificações resultam em alterações da atividade catalítica e estão envolvidas na regulação da atividade enzimática.
As enzimas são classificadas pelas reações que elas catalisam
→O seu número na classificação enzimática; o primeiro dígito denota o nome da classe; o segundo dígito a subclasse; o terceiro dígito, fosfotransferases que trabalham com um grupo hidroxila como receptor e o quarto dígito indicam ser a D-glicose o receptor do grupo fosfato.
→Quando o nome sistemático de uma enzima é muito longo ou de uso difícil, um nome trivial pode ser usado.
Como as enzimas trabalham?
→A catálise enzimática das reações é essencial para