Roteiros iniciais
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA I CCET
Disciplina: QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL B
Prof. Pedro S. Fadini
MSc e Doutoranda Diana Nara Ribeiro de Sousa
Técnico Químico Derci da Silva Lopes Filho
Experimento 01:
GRAVIMETRIA - DETERMINAÇÃO DO NÍQUEL EM AÇO COM DIMETILGLIOXIMA
INTRODUÇÃO
A gravimetria constitui um tipo de análise, em que a espécie que se deseja determinar, é separada dos outros componentes da amostra em forma de uma fase pura, que pode ser a espécie ou um composto de composição conhecida e definida o qual é pesado direta ou indiretamente. Com essa precaução evita-se a ação interferente dos outros componentes, os quais podem produzir reações secundárias que irão prejudicar, sensivelmente, o resultado final da análise. A análise gravimétrica depende da medida das massas ou das variações das massas, com base para o cálculo da quantidade de uma substância ou íon sob investigaçã o.
Tipos de análise gravimétrica: O composto ou íon é separado do restante da substância que está sendo analisada por diversos métodos, por exemplo , (1) Desprendimento e de volatilização; (2) Eletrodeposição; (3) Extração e cromatografia e (4) Precipitação.
1- Desprendimento e de volatização: Estes métodos dependem essencialmente da remoção de constituintes voláteis. No método indireto, determina -se a massa do resíduo que permanece após a volatilização de um ou mais componentes, calculando -se a partir da perda de massa a proporção do constituinte.
2- Métodos de eletrogravimetria: Estes métodos estão baseados na eletrodeposição de uma substância sobre um eletrodo, causada pela passagem de corrente elétrica na solução. A diferença de massa do eletrodo antes e após a deposição está relacionada com a quantidade de substância analisada.
3- Métodos de extração: (a) A extração líquido-líquido é uma técnica em que uma solução é posta em contato com um segundo solvente (geralmente orgânico), essencialmente imiscív el com o primeiro, para efetuar a