Estudo Dirigido de Bioquímica
1) Explique o que é uma enzima e para que ela foi útil na origem da vida.
São catalizadores biológicos altamente específicos, responsáveis por acelerar as reações químicas. Foram úteis na origem da vida, já que fizeram com que as reações bioquímicas ocorressem com velocidades adequadas à fisiologia celular e permitiram a geração de produtos definidos, altamente específicos.
2) Analise a assertiva toda enzima é uma proteína, mas nem toda proteína é uma enzima.
A assertiva está incorreta, pois nem toda enzima é uma proteína. Existe um pequeno grupo de catalizadores enzimáticos formados por moléculas específicas de RNA, denominados ribozimas.
3) Descreva o que as enzimas de uma maneira geral, requerem para sua atividade.
- Estruturas íntegras: não desnaturadas ou degradadas;
- Algumas exigem cofatores (grupos prostéticos): componentes químicos adicionais que podem ser íons inorgânicos (Ex.: Fe2+, Mg2+, Mn2+, Zn2+) ou moléculas orgânicas complexas denominadas coenzimas (Ex.: vitaminas);
Obs.: APOENZIMA (parte proteica) + COFATOR (vitaminas, sais minerais) = HOLOENZIMA
- Algumas exigem modificações como fosforilações ou glicosações (regulação da atividade enzimática);
- Ambiente adequado (pH e temperatura).
4) Descreva a classificação das enzimas de acordo com o sistema internacional.
Cada enzima apresenta um número classificatório de quatro dígitos e um nome sistemático que identifica a reação catalisada. O SI divide as enzimas em seis classes: oxidorredutases, transferases, hidrolases, liases, isomerases e ligases.
5) Explique como as enzimas funcionam.
As enzimas proporcionam um ambiente específico adequado (sítio ativo) para que uma dada reação seja energeticamente favorável e ocorra mais rapidamente. A superfície do sítio ativo apresenta cadeias laterais que se ligam ao reagente (substrato) e catalisam a sua transformação química. As enzimas aceleram a velocidade da reação por diminuírem sua energia de ativação,