Estudo dirigido Bioquimica
1-Definam os seguintes termos:
Gliconeogênese: síntese de glicose a partir de compostos diferentes de carboidratos e açucares. Glicogênese: síntese de glicogênio a partir da glicose. Glicogenólise: quebra do glicogênio em glicose. 2-Agora explique quais das vias acima são ativadas ou inibidas com o jejum e desjejum.
Jejum ativa glicolise e gliconeogenese inibe glicogenese
Desjejum ativa glicogenese inibe glicogenólise e gliconeogenese.
3-Explique porque um paciente com jejum excessivo pode ter seus valores de glicemia elevados e este aumento não ser necessariamente patológico.
Com o jejum excessivo ocorrerá a gliconeosegense e a glicogenolise com a intenção do organismo obter glicose. Esses eventos promovem o aumento da glicemia no sangue.
4-Comente sobre a importância dos hormônios pancreáticos reguladores da glicemia citando quais células são responsáveis pela sua produção.
Insulina: polipeptídio produzido nas células beta das ilhotas de Langerhans no pâncreas, tem função de carrear a glicose do sangue para as células através dos receptores de insulina na membrana celular. Inibe gliconeogense e glicogenolise.
Glucagon: polipeptídio produzido pelas células alfa das ilhotas de Langerhans no pâncreas, ativa glicogenolise nas células promovendo aumento da glicemia no sangue.
5-O que pode ocorrer com o organismo de uma pessoa que não produz insulina e que precisa lançar mão dos triacilgliceróis para produção de energia?
A quebra do triacilglicerol produz corpos cetonicos, que em níveis elevados no sangue, leva o individuo a um quadro de cetoacidose.
6-Porque precisamos digerir previamente os carboidratos complexos para depois absorvê-los? Qual a forma de absorção e quais os principais açúcares facilmente absorvidos pelo nosso organismo. A molécula de carboidrato é muito grande e complexo sendo necessária sua quebra para sua absorção. Os carboidrato que são facilmente absorvidos são os monossacarídeos, glicose,