Analise volumetrica
Misturando-se duas soluções de solutos que reagem entre si, eles poderão reagir parcial ou completamente. Essa idéia é usada para resolver um problema importante nos laboratórios químicos: supondo, por exemplo, que temos uma solução de NaOH de concentração ou molaridade, normalidade desconhecida; adicionando-se a essa solução uma solução de um ácido digamos, por exemplo, HCl, os dois solutos irão reagir (é a reação de neutralização da base pelo ácido. Se a concentração da solução de HCl já for conhecida e se medirmos o volume da solução de HCl estritamnete necessário à reação (ou seja, sem haver falta ou excesso de HCl), podemos calcular a concentração da solução inicial de NaOH.
Esse procedimento dá origem a uma operação importante que é realizada freqüentemente nos laboratórios químicos e que é denominada TITULAÇÃO.
Titulação é a operação que consiste em juntar lentamente uma solução a outra até o término da reação entre seus solutos, com finalidade de determinar a concentração de uma das soluções, a partir da concentração já conhecida da outra solução.
Uma das dificuldades que existia durante o processo de titulação é saber exatamente qual o instante do término da reação. De fato, no exemplo anterior, as soluções de NaOH e HCl são incolores; ao se juntarem as duas soluções a mistura continua incolor. Como “ver”, então, o término da reação? Com o ausílio de substâncias chamadas indicadores, que mudam de cor exatamente no ponto final ou ponto de equivalência da reação. Existem centenas de indicadores diferentes. Um deles, a substância denominada fenolftaleína, é incolor, quando está numa solução ácida; se a essa solução formos juntando uma solução básica, no instante em que a base terminar de reagir com o ácido a fenolftaleína irá tingir a solução de rosa claro; e, ao contrário, a cor da fenolftaleína muda de rosa claro para incolor, quando a solução passa de básica para ácida. Essa mudança de cor é chamada de