analises volumetricas
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS - DTCS
ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA
QUÍMICA EXPERIMENTAL
SOLUÇÕES E DILUIÇÕES, ANÁLISES VOLUMÉTRICAS
Juazeiro – BA
2014
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS - DTCS
ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA
EXPERIÊNCIA 3
SOLUÇÕES E DILUIÇÕES , ANÁLISES VOLUMÉTRICAS
Relatório III da disciplina de Química Experimental ministrada pelo Msc. Paulo Henrique Oliveira Júnior, professor do colegiado de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, campus Juazeiro.
Juazeiro – BA
2014
Conteúdo
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVO 7
3. CONSIDERAÇÕES GERAIS 7
5. EQUIPAMENTOS E VIDRARIAS 8
5.1 REAGENTES 9
5.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 10
6. RESULTADOS E DISCUSSÃO 13
7.CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 17
1. INTRODUÇÃO
Experimento 1 Uma reação exotérmica ocorre quando libera-se energia térmica (calor) de um sistema para o meio ambiente, e uma reação endotérmica ocorrerá quando houver absorção de energia térmica (calor) do sistema em relação ao meio.
Para identificar uma substancia ácida ou básica, é imprescindível analisar a concentração de hidrônico e hidróxido presentes na solução . O termo pH, significa potencial ( ou potência ) Hidrogeniônico, que refere-se a concentração de ions (H+ ) ou (H3O+) em uma determinada solução. O mesmo aplica-se ao POH potencial Hidroxiliônico, que faz referência a concentração dos ions (OH- ) na solução.
Quando é preciso saber se a solução está em meio ácido ou em meio básico, utiliza-se o cologaritimo para calcular o teor de concentração de ions presente na solução. Exemplo: colog x = - log x = 1/log x .Em solução neutra, [ H+ ] = [ OH- ] = 10-7 mol/L. Em solução ácida, [H+ ] > 10-7, [ OH- ] <