Análise Volumétrica
ENGENHARIA QUÍMICA
MICHELÂNGELO NASCIMENTO CARDOZO
SÂMARA FIGUEIREDO SANTOS
ANA CAROLINA AMARAL
KAROLINNE MIRANDA
FABIANO MORAES
ANÁLISE VOLUMÉTRICA
VILA VELHA
04 DE NOVEMBRO DE 2013
MICHELÂNGELO NASCIMENTO CARDOZO
SÂMARA FIGUEIREDO SANTOS
ANA CAROLINA AMARAL
KAROLINNE MIRANDA
FABIANO MORAES
ANÁLISE VOLUMÉTRICA
Relatório do Curso de Graduação de Engenharia Química apresentada a Universidade de Vila Velha – UVV, como parte das exigências da Disciplina Laboratório de Química Geral e Inorgânica I sob orientação da professora Adriana Canal das Virgens.
VILA VELHA,
04 DE NOVEMBRO DE 2013
INTRODUÇÃO:
A análise volumétrica consiste na análise química quantitativa da concentração de uma solução a partir de uma outra solução (solução padrão), e esta ocorre entre um ácido e uma base. A titulação é a principal técnica utilizada para a determinação desses valores.
A titulação é o processo físico onde se determina a concentração mol/L em valores específicos de uma determinada substância, podendo ser de natureza ácida ou básica.
A titulação ácido-base consiste na combinação das hidroxilas da base com os hidrogênios do ácido, aumentando o pH até o ponto de viragem (neutralização), onde a solução passa a ser formada por água e sais. Para ser identificada essa transformação, usa-se o indicador de pH (indicador ácido-base), que ocorre, com a ajuda deste, a mudança de coloração da solução.
OBJETIVOS:
Mostrar que, por intermédio de uma solução de base forte, de concentração conhecida, é possível determinar a concentração de uma solução do ácido forte, ou vice-versa, e também mostrar como se reconhece o ponto final de uma reação de neutralização ácido-base por meio de um indicador.