História da Educação
( ARANHA, Maria Lúcia A. )
A pedagogia é a teoria crítica da educação, isto é, da ação do homemquando transmite ou modifica a herança cultural. A educação não éum fenômeno neutro, mas sofre os efeitos da ideologia, por estar defato envolvida na política.
Sociedades Tribais: a educação difusa
Nas comunidades tribais as crianças aprendem imitando os gestosdos adultos nas atividades diárias e nas cerimônias dos rituais. Ascrianças aprendem "para a vida e por meio da vida", sem que alguémesteja especialmente destinado a tarefa de ensinar.
Antigüidade Oriental: a educação tradicionalista
Nas sociedades orientais, ao se criarem segmentos privilegiados, apopulação, composta por lavradores, comerciantes e artesãos, nãotem direitos políticos nem acesso ao saber da classe dominante. Aprincípio o conhecimento da escrita é bastante restrito, devido ao seucaráter sagrado e esotérico. Tem início, então, o dualismo escolar,que destina um tipo de ensino para o povo e outro para os filhos dosfuncionários. A grande massa é excluída da escola e restringida àeducação familiar informal.
Antigüidade Grega: a paidéia
A Grécia Clássica pode ser considerada o berço da pedagogia. Apalavra paidagogos significa aquele que conduz a criança, no caso oescravo que acompanha a criança à escola. Com o tempo, o sentidose amplia para designar toda a teoria da educação. De modo geral, aeducação grega está constantemente centrada na formação integral –corpo e espírito – mesmo que, de fato, a ênfase se deslocasse oramais para o preparo esportivo ora para o debate intelectual,conforme a época ou lugar. Nos primeiro tempos, quando não existiaa escrita, a educação é ministrada pela própria família, conforme atradição religiosa. Apenas com o advento das póleis começam aaparecer as primeiras escolas, visando a atender a demanda.