análise volumétrica
Os métodos volumétricos de análise consistem na medida do volume de uma solução contendo concentração exatamente conhecida (solução padrão), necessário para reagir completamente com uma espécie que se deseja quantificar.
A análise volumétrica de ácido-base se aplica à determinação de substâncias que apresentam caráter ácido ou básico. Uma solução padrão de uma base pode ser usada para titular uma solução de um ácido, ou vice-versa.
Para a análise volumétrica, utiliza-se a titulação, que é o processo no qual se mede quantitativamente a capacidade de uma substância se combinar com outra. O ponto final de uma titulação ácido-base é detectado a partir do uso de indicadores ácido-base, onde mudam de cor gradualmente com a variação de pH do meio. O intervalo de pH no qual ocorre a mudança de cor é conhecido como zona de viragem.
É de fundamental importância conhecer o pH do ponto de equivalência da titulação e, mais do que isso, a maneira como o pH varia no decorrer da titulação, pois cada indicador possui uma zona de viragem própria. O ponto de equivalência coincide com o ponto de neutralidade (pH = 7) quando a titulação envolve um ácido forte e uma base forte.
2 – OBJETIVO:
Reconhecimento do ponto final de uma reação de neutralização ácido-base por meio de um indicador e a possibilidade de determinar a concentração de uma solução de um ácido forte por meio de uma solução de uma base forte, de concentração conhecida.
3 – MATERIAIS E MÉTODOS:
3.1 MATERIAIS:
- Pipeta;
- Pipetador;
- Erlenmeyer;
- Ácido Clorídrico (HCl);
- Solução padronizada de Hidróxido de Sódio (NaOH);
- Ácido Sulfúrico (H2SO4);
- Vinagre.
3.2 PROCEDIMENTOS:
a) Determinação da concentração da solução de ácido clorídrico, HCl.
1 – Pipetar 10 mL da solução de HCl, de concentração desconhecidas, transferindo-a para um erlenmeyer de 250 mL.
2 – Adicionar 2 a 3 de solução indicadora de fenolftaleína.
3 – Titular com a solução padronizada de NaOH 0,1 mol/L