Estudo Dirigido - Bioquímica
1. Conceitue metabolismo e diferencie anabolismo de catabolismo. Metabolismo é uma atividade celular altamente dirigida e coordenada, que envolve sistemas multienzimáticos. É a soma de todas as transformações químicas que ocorrem no organismo ou na célula. Divide-se em anabolismo, que é a fase biossintética e consumidora de energia, e em catabolismo que é a fase degradativa e liberadora de energia.
2. O que é uma reação exergônica e endergônica? Reação exergônica é quando ocorre a liberação ou produção de energia. Reação endergônica é quando ocorre a adição de energia por meio de uma fonte externa, como se o sistema absorvesse energia do ambiente.
3. A maioria das vias metabólicas é relativamente longa e aparenta ser muito complexa. Por exemplo, há dez reações químicas individuais na glicólise, convertendo glicose em piruvato. Sugira um motivo para essa complexidade. A complexidade garante que a glicose vá até o final da via, não fazendo o caminho contrário nela ou indo para outra via.
4. Como os carboidratos podem ser classificados? Como se chama a ligação química que ocorre entre os monossacarídeos? Os carboidratos podem ser classificados em monossacarídeos (glicose, frutose e galactose), dissacarídeos (sacarose, lactose e maltose) e polissacarídeos (amido e glicogênio). A ligação que ocorre entre os monossacarídeos são chamadas de ligação glicosídica.
5. Apesar da celulose e do amido serem formados exclusivamente por moléculas de glicose, seu monômero, elas apresentam funções completamente diferentes. Explique como pode ocorrer esse fato. Isso ocorre porque suas estruturas são diferentes e por isso assumem funções diferentes no organismo. O amido possui uma ramificação de alfa-1-4 se diferenciando assim da celulose.
6. Os esquemas representam três rotas metabólicas possíveis, pelas quais a glicose é utilizada como fonte de energia.
a. Quais rotas ocorrem em ambiente totalmente anaeróbico? Rotas 1 e