Inflação
Este trabalho está sendo apresentado com o objetivo de definir e identificar o que é e quais as causas da inflação no Brasil.
Um dos índices mais discutidos em todo o mundo, a inflação tem sua origem na economia de mercado. Está ligada diretamente ao poder de compra do consumidor e no poder do Estado em controlá-la. Seus efeitos podem ser devastadores em uma economia fraca. No Brasil, a palavra inflação persegue o brasileiro desde a época da industrialização, promovida por Jucelino, quando os índices começaram a aumentar e atingir seu ápice na década de 80. No período atual passamos por uma calmaria, apenas abalada por uma ou outra crise internacional. Os atuais índices inflacionários medidos pelos institutos oficiais demonstram isso.
Inflação
Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período.
Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai.
Exemplo: num país com inflação de 10% ao mês, um trabalhador compra cinco quilos de arroz num mês e paga R$ 10,00. No mês seguinte, para comprar a mesma quantidade de arroz, ele necessitará de R$ 11,00.
Como o salário deste trabalhador não é reajustado mensalmente, o poder de compra vai diminuindo. Após um ano, o salário deste trabalhador perdeu 120% do valor de compra.
A inflação é muito ruim para a economia de um país. Quem geralmente perde mais são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção inflacionária.
Podemos citar as seguintes causas da inflação:
- Emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo;
- Demanda por produtos (aumento no consumo) maiores do que a capacidade de produção do país;
- Aumento nos custos de produção (máquinas, matéria-prima, mão de obra) dos produtos.
No Brasil, existem vários índices que medem a inflação. Os principais são: IGP ou Índice Geral de Preços (calculado