Vàlvulas
Introdução
Válvulas são utilizadas largamente pela indústria como mecanismos instalados em linhas de tubulações que se destinam a diferentes propósitos, tais como: garantir a segurança da instalação e dos operadores, ou ainda permitir a realização de manutenções e substituições de elementos da instalação e, principalmente, estabelecer e controlar a pressão e escoamento de fluidos em tubulações. Essencialmente, a válvula de controle é um componente que dissipa energia hidráulica de maneira controlada.
Devido a sua multiplicidade de funções, existe uma grande variedade de tipos e subtipos de válvulas, cuja escolha depende não só das características de operação, como da natureza do fluido, condições de pressão, temperatura e forma de acionamento. A seleção da válvula é, portanto, da maior importância, tanto sob o ponto de vista da operação normal da instalação quanto do aspecto dos custos envolvidos, que em alguns casos podem alcançar de 5 a 6% do custo total do sistema. Uma escolha incorreta pode algumas vezes causar sérios problemas, provocando alterações consideráveis no desenho original e danos graves a instalação.
Classificação de válvulas
Existem quatro métodos principais para realização do controle de fluxo através de válvulas, podendo assim, serem classificadas:
§
Válvula Globo e de Agulha: Um disco ou tampão é projetado dentro ou contra uma abertura;
§
Válvulas Esféricas e Gaveta: Uma cunha ou uma superfície esférica se move através de uma abertura;
§
Válvulas Borboleta: Um disco é rotacionado sobre um eixo perpendicular ao diâmetro de um corpo cilindro;
§
Válvulas de Diafragma: Uma membrana é empurrada em direção ao fluxo, como nas.
A tabela a seguir apresenta os principais tipos de válvulas empregadas em instalações industriais, classificadas de acordo com suas funções, características e aplicação.
Tipo de Válvula
Características e Aplicações
Válvula Gaveta
Grande