Nutrição
Elas ficam inertes sem saber como voltar pra casa com as mãos vazias, pois as crianças esperam aquele leite, o único alimento daquela semana.
Em tempos de dificuldades , com governos gastando bilhões de dólares para salvar empresas e bancos, as vésperas da “Copa do Mundo” a sensação de assistir Garapa é revoltante, triste, dá uma sensação de mãos atadas, impotência. Esse documentário focaliza a fome vivida por 03 famílias nordestinas brasileiras. O título “Garapa” se refere à bebida com açúcar usada como alimento para disfarçar a fome das crianças devido à falta de emprego, a possibilidade de alimento mais acessível é o açúcar, como diz o pai de uma das famílias... leite não tenho condições de comprar, então compro açúcar mesmo, pois qualquer saquinho de carvão que eu consigo no mato, dá pra comprar o açúcar dos meninos...” É um drama vivido em grande parte do mundo, o qual os governantes e a maioria da população fecham os olhos, e seguem suas vidas.
Os corpos das crianças. Nus, magros, mas barrigudos, andam de um lado para o outro e rolam no chão sem um sorriso expressado, crianças caladas, sem brilho de crianças normais, quando brincam é em meio a porcos que ficam soltos no quintal. Na hora das “refeições” o almoço, por exemplo: a mãe visivelmente tenta ordenar a casa para “receber a visita” (e sentam os filhos no chão sobre camisetas para almoçar), mas não demora a vermos que a insalubridade é um dos fatores da miséria por ali, pois uma criança com a pele toda empelotada de “alergia” e coberta por