Resenha filme fahrenheit
Gestão Comercial IBHES FACEMG _ Campus Venda Nova
Primeiro Semestre
Professor: Flavio Couto
Aluno: Guilherme Radespiel_RA: 02430001373
Resenha Filme Fahrenheit
Resumo
O filme Fahrenheit – 11 de Setembro aborda questões referentes ao ataque terrorista ao
World Trade Center em 2001, e as transações políticas por trás do acontecimento. O documentário tem por objetivo fazer uma crítica ao governo Bush e mostrar que o seu mandato se fortaleceu às custas dos ataques terroristas.
Contextualização
Documentário é uma corrente cinematográfica que se caracteriza pelo compromisso com a verdade. Contudo, não se pode afirmar que ele a represente fielmente já que toda verdade é multifacetada e pode ser enxergada de ângulos muito diversos. O documentário, assim como o cinema de ficção, é uma representação parcial e subjetiva da realidade. Atualmente, há uma série de estudos cujos esforços se dirigem no sentido de mostrar que há uma indefinição de fronteiras entre documentário e cinema de ficção.
O filme “Fahrenheit, 11 de setembro” é um documentário que tem por finalidade analisar a sociedade americana e o período conturbado que estava vivendo. Pode se dizer também que se trata de um documentário de leitura crítica, baseada em entrevistas, pesquisas, e na visão da realidade norte-americana.
Os ataques terroristas de 11 de setembro, aliados à insatisfação da população americana com o governo Bush e o uso da guerra para suprir seus interesses, foi o embrião para o desenvolvimento do documentário de Michael Moore.
Alguns personagens:
- George W. Bush
A história de George W. Bush como presidente dos EUA começou a partir das eleições do ano 2000, quando através de fraudes ele conseguiu ser eleito, dando uma pequena prévia de que tipo de presidente ele seria. Empossado na Casa Branca, graças a uma decisão de 5 a 4 na Suprema corte, Bush passou os primeiros nove meses de seu governo como um chefe de estado morno que não tinha