Projeto Investigação- Sexualidade na Infância
Práticas de Educadores em Educação de Infância
RESUMO
Este trabalho incide sobre o tema da sexualidade na Educação de Infância e desenvolve o problema das práticas dos educadores neste âmbito.
O campo de terreno onde incidiu a nossa observação foi: locais nos quais realizamos práticas pedagógicas.
A metodologia utilizada parte do método hipotético-dedutivo.
A nossa investigação é qualitativa e recorremos aos seguintes métodos de investigação em ciências sociais: entrevistas semi-dirigidas. A partir das diversas abordagens do trabalho, surgiram três hipóteses que respondem ao plano da realidade.
Após as conclusões obtidas a partir da análise dos dados, realizaremos um prognóstico no qual serão expostas algumas propostas de acção no terreno.
4
Sexualidade na Educação de Infância:
Práticas de Educadores em Educação de Infância
INTRODUÇÃO
Este Projecto de Investigação foi-nos pedido no âmbito da Licenciatura de Educação de
Infância pela Unidade Curricular Pedagogia e Acompanhamento de Projecto, no 4º ano do Curso de Educadores de Infância, na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich.
O tema deste trabalho é Sexualidade na Educação de Infância tendo como pergunta de partida: As práticas dos Educadores face à Sexualidade na Educação de Infância.
A escolha deste tema surgiu das experiências vivenciadas em várias Práticas
Pedagógicas, pelo que sentimos necessidade de explorar e até mesmo procurar responder algumas das nossas dúvidas e curiosidades relativamente à prática dos educadores face ao tema.
Apesar de ser um tema bastante actual pensamos que ainda continua a ser um "tabu". É um assunto que chega diariamente às nossas casas pelos mais variados meios de comunicação tornando-se praticamente imposto. Pensamos que a maior consequência que obtemos deste actual excesso de informação é a confusão, a interrogação, a dúvida que fica na cabeça das nossas crianças. Se não for um tema