Sete hábitos das pessoas muito eficazes
Enquadramento
A compreensão os 7 hábitos assenta em princípios fundamentais de eficácia humana, representando a interiorização dos princípios com base nos quais se sustenta o sucesso e a felicidade.
Poder de um Paradigma Considera-se como factor chave para entender os 7 hábitos a compreensão, não só dos nossos paradigmas como também da forma de os alterar. A palavra paradigma vem do Grego e era originalmente um termo científico. Hoje o termo é ainda comummente utilizado para designar uma teoria, um modelo, percepção ou esquema de referência. Num sentido mais geral, paradigma significa a forma como vemos o mundo, ou seja, como o compreendemos, interpretamos, percepcionamos. Para o nosso propósito, paradigma é como um mapa, pois os mapas não são os territórios, mas tão só uma explanação de certos aspectos do território, assim sendo, paradigma é, uma teoria, um modelo de representação de qualquer aspecto de um todo. Neste ponto, introduzimos dois conceitos: comportamento e atitude. Imaginemos que queremos ir para um dado local e temos o mapa errado, podemos trabalhar a atitude, ou seja, aumentar a velocidade, sermos mais atentos, etc…podemos, por outro lado, trabalhar o comportamento, neste caso pensamos de forma positiva…mas de qualquer modo vamos continuar perdidos… a questão fundamental é que temos o mapa errado!
Muitos dos problemas passam, não pela atitude ou comportamento mas pela fiabilidade e adequação do mapa. Todos nós temos muitos mapas, os quais podem ser divididos em: Mapas sobre a interpretação de como as “coisas” são; Mapas sobre como consideramos que as “coisas” deveriam ser. As nossas experiências são interpretadas segundo estes mapas e muitas vezes esquecemos de observar a sua própria adequabilidade. Simplesmente assumimos que a forma como vemos as “coisas” é a forma real ou
1
a forma como deveria ser. As nossas atitudes e comportamentos são desenvolvidos com base nestas duas assumpções, ou