Logistica
Existem vários meios de definir a “Qualidade” como: aquilo que caracteriza uma pessoa ou coisa e que a distingue das outras; modo de ser; atributo, predicado, aptidão; melhoria contínua, conformidade com os requisitos e adequação ao uso, observados critérios como custos, controles internos e prazos, dentre outros. A qualidade surgiu com o propósito de avaliar, a partir de critérios pré-instruídos, produtos ou serviços, ou qualquer outra coisa que atenda a uma necessidade.
O conceito do controle de qualidade teve inicio com a Revolução Industrial, e depois no inicio do século XX, com a produção em massa de Henry Ford. E depois a qualidade evoluiu para Gestão de Qualidade Total. A Qualidade Total seria a forma de gerenciar e melhorar, de modo continuo, o desempenho da organização.
O TQC - Total Quality Control (Controle de Qualidade Total), ou Gestão da Qualidade Total, ou Company Wide Quality Control ( Controle de Qualidade Por Toda Empresa ) foi inicialmente utilizado pelo Dr. Armand V. Feigenbaum em maio de 1957, e em 1968, foi introduzido e divulgado por Kaoru Ishikawa, no Japão e no mundo, com o objetivo de facilitar o estudo dos profissionais da Qualidade.
A historia da evolução da qualidade teve três períodos principais, em sua evolução, até chegar no conceito de Gestão de Qualidade Total:
1. Era da inspeção
Produtos são verificados um a um.
Cliente participa da inspeção.
Inspeção encontra defeitos, mas não produz qualidade.
2. Era do controle estatístico:
Produtos são verificados por amostragem.
Departamento especializado faz controle da qualidade.
Ênfase na localização de defeitos.
3. Era da qualidade total:
Processo