Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes
(O capítulo sobre o que é definir prioridades e como trabalhar com elas).
O hábito 3 nos ensina a administrar nossa vida de forma eficaz. Precisamos fazer primeiro o mais importante. Administrar a vida e o tempo “organizar e executar conforme a prioridade”. Priorizar é excluir da lista o que não é tão importante. Você precisa resolver nas suas tarefas diárias, quais são suas prioridades. O desafio não é gerenciar o tempo, mas a pessoa. Existem dois fatores que definem uma atividade, que são:
Urgente e Importante. Urgente significa que a atividade exige solução imediata. Nós reagimos a questões urgentes. O importante tem a ver com resultados. Contribui para nossa missão, valores e metas. As questões importantes que não são tão urgentes exigem mais iniciativa. Precisamos ter em mente que estamos sempre dizendo “NÃO” a alguma coisa. Se não é para as coisas urgentes e evidentes, provavelmente é para as coisas mais fundamentais, mais importantes. Considere o seguinte quadro, que nos mostra os dois fatores:
URGENTE
NÃO URGENTE
IMPORTANTE
I (Necessidade)
Crises, problemas urgentes, projetos com data limite
II (Eficácia)
Prevenção, relações, planejamento, recreação
NÃO IMPORTANTE
III (Decepção)
Interrupções, relatórios e correspondência, questões urgentes próximas
IV (Deserdício / Excesso)
Detalhes, pequenas tarefas, perda de tempo, telefonemas inúteis
As atividades do quadrante I são importantes e urgentes, como uma reunião chave para um projeto. No quadrante II as atividades são importantes mas não urgentes. Inclui atividades de aprendizagem contínua, construção de relações, planejamento estratégico. O quadrante III mostra as atividades urgentes, porém não importantes. O telefone tocando, e-mails, requerem sua atenção, mas não são suas prioridades. E no quadrante IV, estão as atividades que não são nem urgentes, nem importantes. As pessoas que passam maior parte do seu tempo