Sete hábitos das pessoas altamente eficazes - o sétimo hábito
OS SETE HÁBITOS DAS PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES
HÁBITO 7 – AFINE O INSTRUMENTO
CURITIBA
2010
1 PRINCÍPIOS DE AUTO-RENOVAÇÃO EQUILIBRADA
O autor inicia o sétimo hábito exemplificando com uma história de um lenhador que estava tendo muito trabalho para serrar uma árvore e estava muito cansado, quando chega uma segunda pessoa e lhe sugere que pare para descansar e para afiar a serra, para que o trabalho seja mais fácil, o lenhador diz não ter tempo para parar e afiar o seu instrumento. Assim, o autor iniciou a explicação do capítulo afirmando que “parar para afiar o instrumento é o que torna os outros hábitos possíveis”.
2 QUATRO DIMENSÕES DA RENOVAÇÃO
O sétimo hábito retrata a capacidade de produção pessoal, que quando exercido corretamente resulta na renovação das quatro dimensões da natureza humana: a física, a espiritual, a mental e a social/emocional, assim o termo “afinar o instrumento” citado acima significa desenvolver essas quatro dimensões de forma sensata e equilibrada. Para alcançar esse objetivo, é preciso ser uma pessoa proativa, buscando-se alcançar o Quadrante II, mesmo tendo uma pressão constante do Quadrante I. Esse desenvolvimento só é atingido se dedicarmos um tempo a ele e por interesse próprio, pelo fato de estar no nosso centro de influência.
2.1 DIMENSÃO FÍSICA
A dimensão física se trata de exercícios físicos praticados regularmente, comer alimentos adequados, descansar e relaxar. Atividades que estão inseridas no Quadrante II por trazerem resultados em longo prazo, porém, a maioria das pessoas não os faz, pois dizem que não possuem tempo suficiente, caindo assim no Quadrante I, e tendo problemas de saúde. Um bom programa de exercícios pode “afinar o instrumento” e deve reforçar o corpo em três áreas: resistência, flexibilidade e força. Resistência: É alcançada através de exercícios aeróbicos, os quais melhoram a capacidade do