Resumo Dos Livro
Hábito 7 – Afinando o Instrumento
Princípios da Auto-renovação equilibrada
O capitulo 7 inicia quando o autor relata a história do lenhador que por horas e horas exausto ficava tentando serrar uma grossa árvore e passando uma pessoa faz-se a seguinte pergunta: Por que não para um pouco, descansa e aproveita para afinar o instrumento?, Porém o mesmo diz que não pode parar, pois se o fizer isso vai fazê-lo perder tempo. Com esse pequeno diálogo inicia-se a explicação do sétimo hábito das pessoas altamente eficazes e muitos ensinamentos para a vida.
Para que se possam alcançar os hábitos das pessoas altamente eficazes é necessário fazer a quebra de alguns paradigmas existentes em nossa vida, fazer uma construção diária de conhecimento para assim alcançar o equilíbrio e o sucesso pessoal e profissional.
Cada um dos sete hábitos está baseado em um princípio e estes princípios os quais o autor se refere que são leis e verdades que não envelhecem e produzem resultados internos em nós.
Para que possamos viver a vida fundamentada nos princípios que julgamos importantes como a lealdade e a honestidade muitas vezes temos de quebrar alguns paradigmas enxergar e ver as coisas de maneira diferente, parar de sentir-nos como vítimas culpando as pessoas por tudo aquilo que acontece. Precisamos ser responsáveis e também perceber que não podemos mudar os outros, mudamos somente a nós mesmos e quando percebemos isso é que a transformação e a mudança começam a acontecer.
O livro é baseado em princípios que alternam o comportamento interno e externo das pessoas.
Nos 3 primeiros hábitos Covey trabalha a vitória pessoal, saindo da dependência de coisas e pessoas para a independência, ou seja a tomada de atitude conquistando a autoconfiança, um equilíbrio pessoal eficaz com resultados duradouros.
Constantemente culpamos os outros e no hábito 1 somos impelidos a assumir as responsabilidades e ser proativo, escolher de