ser estrangeiro no brasil
Estudantes estrangeiros |
Admissão
UNIVERSIDADES |
CIDADES
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Estudante estrangeiro no Brasil
Estudante estrangeiro no Brasil | Fuente: Universia Brasil
Estudante estrangeiro no Brasil
O estudante estrangeiro que pretende estudar no Brasil, seja em cursos de graduação ou pós-graduação, deve cumprir alguns requisitos.
29
O principal deles é que para ser aceito em universidades brasileiras, o aluno deve terconhecimento da língua portuguesa. Para comprová-lo, deve se submeter a um exame reconhecido internacionalmente, chamado Celpe-Bras - Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. O certificado, aceito por empresas e instituições, tem quatro níveis: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.
Nos países em que o teste não é aplicado, a prova é realizada pela Capes. Além disso, o órgão apoia o Ministério das Relações Exteriores (MRE) no envio de professores brasileiros de língua portuguesa a outros países.
A tendência, no entanto, é que no Brasil haja cada vez mais cursos de pós-graduaçãoministrados em outras línguas. Para atrair alunos de outros países, alguns centros de ensino privados têm programas específicos, com aulas ministradas em inglês.
Além de provar que sabe português, é necessário que o estudante obtenha o visto adequado no seu passaporte, válido durante todo o período de permanência para realização de estudos, que deverá ser obtido na divisão consular da Embaixada do Brasil no país de origem.
Recomenda-se que a solicitação seja feita com antecedência, uma vez que a tramitação completa dos documentos, até a concessão do visto adequado, poderá levar algum tempo. Sem o visto, o estudante não poderá regularizar sua matrícula na instituição. O visto é válido, geralmente, por um ano. Se houver necessidade de renovação, o estudante terá que se apresentar ao Departamento de Polícia Federal 30 dias antes da data de expiração.
Os ineteressados devem providenciar os seguintes