Sequência Didática
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
ALUNOS:
Sequência didática Cidade ideal: poema e canção
Trabalho realizado na disciplina:
EDM0689 - Texto e Imagem: Literatura para Crianças na Escola
Profa. Dra.: Neide Luzia de Rezende
São Paulo
2013
Objetivos
A sequência didática que sugerimos tem por finalidade desenvolver nas crianças a expressão oral e escrita. Através da proposta de diferentes atividades, visa-se criar situações em que as crianças possam se apropriar de noções, técnicas e instrumentos necessários ao desenvolvimento de habilidades com a expressão escrita e oral. (SCHNEUWLY, DOLZ, NOVERRAZ p.96)
“... leitura e escrita são práticas complementares, fortemente relacionadas, que se modificam mutuamente no processo de letramento — a escrita transforma a fala (a constituição da “fala letrada”) e a fala influencia a escrita (o aparecimento de “traços da oralidade” nos textos escritos). São práticas que permitem ao aluno construir seu conhecimento sobre os diferentes gêneros, sobre os procedimentos mais adequados para lê-los e escrevê-los e sobre as circunstâncias de uso da escrita.” (1997, p.40)
O poema “Cidadezinha qualquer”, de Carlos Drummond de Andrade é o objeto que, inicialmente, será utilizado para motivar outras produções artísticas. Em seguida, usaremos a música “A Cidade Ideal”, do disco “Os Saltimbancos” de Chico Buarque, para que os alunos a apreciem, primeiramente, e, depois, reflitam sobre as diferentes cidades que aparecem nas obras. A música pode se converter em recurso para apreciação da literatura, como afirma Maria G. Bordini. Partindo do gosto do professor e do conhecimento prévio do universo de interesses do aluno é possível realizar experiências significativas” (2002, p. 56). Esta citação nos motiva a experimentar este recurso em conjunto com a poesia para propor diferentes produções.
A música e poesia são possíveis caminhos pelos quais nossa sensibilidade aflora,