Trabalho Organização Idustrial
CURSO TÉCNICO DE MECÂNICA
EDER ALEXSSANDRO DOS SANTOS, N° 03
EVERTON LEMOS FERREIRA, N° 04
HELTON JHONIS ARAUJO ANDRE, N° 06
JUST IN TIME
SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO (TOYOTA WAY)
Ourinhos - SP Novembro de 2013
1. INTRODUÇÃO
O Sistema Toyota de Produção é uma combinação dos princípios e técnicas de qualidade total, da administração científica e das tradições culturais japonesas.
O Sistema Toyota de Produção é sustentado pelo sistema JUST IN TIME e pela autonomação. Just in Time significa que, em um processo de fluxo, as partes corretas necessárias à montagem alcançam a linha de montagem no momento no momento em que são necessários e somente na quantidade necessária. A autonomação, que não deve ser confundida com a simples automação, também é conhecida com a automação com o toque humano.
Para entender melhor a autonomação:
Muitas máquinas funcionam sozinhas uma vez que estejam ligadas. Mas, as máquinas de hoje possuem tal capacidade de desempenho que pequenas anormalidades, como a queda de um fragmento qualquer em seu interior pode, de alguma forma, danificá-la. Quando isso ocorre, dezenas e em seguida centenas de componentes defeituosos são produzidos e logo se acumulam. “Com uma máquina automatizada deste tipo, a produção em massa de produtos defeituosos não pode ser evitada” (Taichi Ohno, 1997)
Ainda segundo Taichi Ohno, “(1997)” – É por isso que a Toyota dá ênfase à autonomação – máquinas que podem evitar tais problemas “autonomamente” – e não a simples automação. “A idéia surgiu com a invenção de uma máquina de tecer auto-ativada por Toyoda Sakichi (1917 – 1930), fundadora da Toyota Motor Company”. Significa a transferência da inteligência humana para uma máquina.
2. SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO (TOYOTA WAY)
Nos anos 50, quando a economia japonesa estava debilitada e a Toyota, uma empresa de pequeno porte, tinha um programa de produção de 1.000 carros por mês. Se