Sequencia didática
GRUPO ESCOLAR DR BRUNO MARTINS DA CRUZ NETO 08/11/2013
SUMÁRIO
1 - Foi feita uma apresentação de um slide do livro lido por mim, em seguida foi feita uma interpretação oral e escrita.
2 - Sequência didática
3 - Sequência didática
SOBRE O LIVRO
Por que ler histórias rimadas?
Ler histórias diariamente
Em primeiro lugar, ouvir histórias lidas por um adulto é, sem dúvida, um momento prazeroso para as crianças. Nas escolas, essa situação deveria se repetir com frequência, porque vincula as crianças a conhecimentos e comportamentos importantes para a sua formação leitora e escritora. As crianças percebem e valorizam o fato de alguém reservar, periodicamente, um tempo especial para se dedicar completamente a elas, sob a mediação da literatura. Elas sentem prazer em acompanhar a narração de um acontecimento e procuram, na própria linguagem, pistas para melhor compreender cada evento. Aprendem a confiar na palavra, à medida que descobrem indícios que lhes permitem realizar antecipações e levantar hipóteses sobre o acontecimento narrado. Experimentam, enfim, o poder das palavras intencionalmente ordenadas para comunicar algo.
Por isso, muitas instituições já incluíram em suas rotinas a leitura diária de uma história. As crianças costumam aguardar com ansiedade e grande expectativa esse momento, pois sabem que, naquela hora, outra realidade se instaura: a voz do professor adquire outro ritmo e entonação, as palavras pronunciadas de um jeito especial passeiam no imaginário de cada ouvinte e as ilustrações guardadas nas páginas dos livros revelam detalhes nunca imaginados.
Roteiro de Foi feita uma apresentação de um slide do livro lido por mim, em seguida foi feita uma interpretação oral e escrita.
Obra literária utilizada: Nenhuma
Roteiro de trabalho:
Preparação:
Organização do espaço:
Orientação do professor:
Adaptação:
O que as crianças puderam entender:
O que mais foi possível fazer:
O que foi