energia eletromagnética
A energia eletromagnética é familiar para a maioria das pessoas como a luz e o calor, mas pode assumir muitas outras formas, tais como ondas de rádio e raios-X.
Estes são todos os tipos de radiação proveniente da força eletromagnética, que é responsável por todos os fenômenos eléctricos e magnéticos. A radiação desloca à velocidade da luz, de uma maneira semelhante a ondas.
Ao contrário das ondas sonoras, as ondas eletromagnéticas não necessitam de um meio através do qual se mover e pode viajar através do espaço vazio. O comprimento da onda pode variar desde centenas de metros (m) para baixo para escalas subatómicas. A gama completa de comprimentos de onda é conhecido como o espectro eletromagnético, de forma que a luz visível apenas uma pequena parte. Apesar do caráter ondulatório observado de radiação eletromagnética (EMR), ele também pode se comportar como se estivesse composta de minúsculas partículas, conhecidas como fótons.
Luz, Eletricidade e Magnetismo
A conexão entre a luz e do eletromagnetismo foi revelado no século 19 por um trabalho físico James Clerk Maxwell em campos elétricos e magnéticos. Utilizando as equações que ele desenvolveu, descobriu que a velocidade a que os campos de se mover através do espaço foi exatamente a velocidade da luz e concluíram que a luz era uma perturbação destes campos, viajando sob a forma de ondas. Seus equações também mostraram que outras formas de EMR com comprimentos de onda mais longos e mais curtos eram possíveis, estes foram mais tarde identificadas. As descobertas de Maxwell deu origem ao estudo da eletrodinâmica, de acordo com o qual consiste em EMR oscilante campos eléctricos e magnéticos, perpendicularmente uma à outra e à direção do movimento. Este explicou a natureza ondulatória da luz, como se observa em muitos experimentos.
Comprimento de onda, frequência e energia
A radiação eletromagnética pode ser descrita em termos do seu comprimento de onda - a